Quem foi Allan Kardec?

Allan Kardec foi o pseudônimo adotado pelo ilustre professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, nascido em 3 de outubro de 1804, em Lyon, na França, onde desencarnou em 31 de março de 1869, na cidade de Paris, para realizar a tarefa, missionária, de codificar, isto é, A apresentar em livros, metódica, didática e logicamente organizados, comentados e explicados, os postulados da Doutrina Espírita.

Fonte: BARBOSA, Pedro Franco. Espiritismo básico. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002.

[…] Allan Kardec é da estirpe daquelas Entidades que vieram trazer as respostas, só que necessitavam do instrumento encarnado para as indagações. Daí, ele estava em perfeita sintonia com o mundo espiritual. Eles, antes da encarnação de Allan Kardec, ou da sua reencarnação, dialogaram, estabeleceram as bases, para que o próprio Codificador direcionasse as perguntas. Nos seus desprendimentos pelo sono, ele voltava à equipe, era elucidado e trazia as interrogações. […] […] Allan Kardec faz parte dessa elite espiritual, no bom sentido da palavra, dos Espíritos nobres da Codificação, só que estava no plano físico, mas em igualdade de condições com São Luís, com esse, com aquele, sob os auspícios do Espírito da Verdade. […]

Fonte: FRANCO, Divaldo P. Conversa fraterna: Divaldo Franco no Conselho Federativo Nacional. Org. por Geraldo Campetti Sobrinho. 2a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002.


Fonte: Adaptado de Gallica

Mais detalhes acesse: biografia de Allan Kardec

Outras informações:

Allan Kardec

Obras de Allan Kardec

Trailer do filme sobre Kardec: