Fluidoterapia

Atendimento pelo Passe

“Passe” vem da expressão em francês passer, que significa passar. Na época de Mesmer era usado como termo para o ato de passar ou transmitir o fluido magnético através do movimento das mãos, sem necessidade de tocar, pegar, assoprar, apertar, friccionar etc.
O passe, à luz da Doutrina Espírita, é uma transmissão de energias fluídicas de uma pessoa – conhecida como aplicador de passes – para a outra pessoa que as recebe, ambos em clima de prece, com a assistência dos Espíritos Superiores. (1)


água magnetizada/fluidificada

A água é dos corpos o mais simples e receptivo da terra. É como que a base pura, em que a medicação do Céu pode ser impressa, através de recursos substanciais de assistência ao corpo e à alma, embora em processo invisível aos olhos mortais. (2)

A magnetização da água é uma providência tão antiga quanto a própria cultura humana. A chamada hidroterapia era conhecida dos povos mais esclarecidos. Sendo considerada uma substância simples, acredita-se que a água facilmente recebe energias magnéticas, fluídicas, e pode operar, no metabolismo desajustado, o seu reequilíbrio. Então, a água fluidificada ou magnetizada tem valor terapêutico. (3)

Este princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores e que consiste em dar-se, pela ação da vontade, a uma substância qualquer, à água, por exemplo, propriedades muito diversas: um gosto determinado e até as qualidades ativas de outras substâncias. Desde que não há mais de um elemento primitivo e que as propriedades dos diferentes corpos são apenas modificações desse elemento, o que se segue é que a mais inofensiva substância tem o mesmo princípio que a mais deletéria. Assim, a água, que se compõe de uma parte de oxigênio e de duas de hidrogênio, se torna corrosiva, duplicando-se a proporção do oxigênio. Transformação análoga se pode produzir por meio de ação magnética dirigida pela vontade. (4)


Fonte: (1) FEB. Orientação ao centro espírita / [elaborado pela Comissão de trabalho do Conselho Federativo Nacional; Jorge Godinho Barreto Nery, coordenador da equipe]. Brasília: FEB, 2021 | (2) Francisco Cândido Xavier – pelo Espírito de Emmanuel. Segue-me! Cap. A água fluída. Boa nova, 16ª ed., 2020 | (3) Divaldo Franco e Raul Teixeira. Diretrizes de Segurança. InterVidas, 1ª ed., 2012 | (4) Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Comentários de Kardec da questão 33.FEB, 2019.