Para ler e meditar

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  • Uns condenam a educação moderna, saudosos dos tempos em que as crianças obedeciam aos pais pelo olhar e tremiam diante do mestre. Outros aprovam a nova educação sem a conhecer e fazem do seu princípio de liberdade uma forma de abandono. Não há liberdade irrestrita, pois a liberdade só pode existir dentro das condições necessárias. Um home solto no espaço, livre até mesmo da gravitação, não pode fazer coisa alguma e perecerá na desolação. Para que ele tenha liberdade é preciso que esteja condicionado pelo meio físico, pisando a terra e aspirando o ar, condicionado pelo corpo e pelo meio familiar e social, e assim por diante.

    A educação antiga era uma forma de domesticação. As crianças eram tratadas como animais. A educação moderna, a partir de Rousseau, é uma forma de compreensão. O seu princípio básico não é a liberdade, mas a compreensão da criança como um ser em desenvolvimento. O seu objetivo não é o abandono da criança a si mesma e sim o cultivo paciente da criança, para que possa crescer sadia no corpo e no espírito. Os maus juízos sobre a nove educação provêm do seu desconhecimento pelos pais e pelos mestres, muitos dos quais não possuem aptidão para educar.

    Para os órfãos, o trecho

     

    Irmão Saulo ,Na era do Espírito.

     Francisco Cândido Xavier – HerculanoPires.

Grupos de Estudo

QUARTA-FEIRA  ÀS 19H30 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA.

SEXTA-FEIRA ÀS 19H45 ESTUDO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

SÁBADO  ÀS 16H30 ESTUDO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

SÁBADO ÀS 16H30  EDE - ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA PARA INICIANTES.


CONVIDAMOS A TODOS PARA ESTAREM CONOSCO.

PARA OS INICIANTES SOLICITAMOS FAZER SUA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA.